sexta-feira, 17 de maio de 2013

Papa Hóstias


Cabia em todos os buracos do chão, até que alguma esmola se alojasse também na sua boca aberta. Imóvel, aguardava! Podia haver algo para lá daquela porta fechada.
Mas, agora nem todas as esmolas enchem os cofres fortes das igrejas, porque de quando em vez, há por lá alguns “papa hóstias” mascarados . Uns travestidos que resolveram encarnar o papel das imagens imaculadas de todos os santos. Alguns, até parece que sorriem para nós! 
Hoje, quando forçada a parar para me desviar de um desses buracos no chão, dei de caras com a fachada principal de uma igreja. Olhei para o topo e vi uma cruz negra incrustada num círculo recheado de belos rendilhados, que, quando o sol lhes toca, brilham como se fossem mantos dourados. Será que os santos se despem de noite e colocam ali os seus mantos ao sol? Contudo, ao olhar bem, reparei que não passavam de simples teias de aranha. Pensei , “porque optaram por colocar ali uma cruz negra?” Que coisa esta! Será para podermos identificar que ali mora Deus, o maior e o menor. Não! Para todos os fiéis, crentes e não crentes, só há um Deus, um Deus maior. 
Ofuscada com aquele brilho logo pela manhã, tentei seguir caminho. A porta encontra-se fechada, e ele, ainda espera por alguma migalha que tenha ficado esquecida num daqueles buracos do chão. Voltou lá, e enroscou-se todo até que a porta se abra. Procurará então alguma hóstia que tenha ficado esquecida e seguirá também ele caminho. 

Dolores Marques; Dakini
 - Fev/13

Sem comentários: