sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A origem dos Heterónimos - Fernando Pessoa




Quem melhor do que Fernando Pessoa para falar sobre ele? Num excerto de uma carta a Adolfo Casais Monteiro, ele explica o modo de falar de si tomando-se sempre por outro.

- Desde que se lembra de si próprio, teve tendência para criar um mundo fictício e se cercar de personagens, que transforma em amigos, e conhecidos que nunca existiram. Ocorria-lhe uma ideia, dizia-a espontaneamente como sendo de certo amigo seu ao qual acrescentava uma história, e traçava o perfil humano; cara, estatura, traje e gesto trazendo-o para a vida real. Teve várias fases, mas esta sucedeu já na maioridade, a tendência para criar em torno dele, outro mundo igual, mas com outra gente que ele ao fim de perto de 30 anos vê, ouve, sente e tem saudades.

Os Poemas e o renascer dos heterónimos: Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos

Por volta de 1912 surgiu-lhe a ideia de fazer uns poemas de índole pagã, esboçou umas coisas em verso irregular, abandonou o caso, esboçara-se contudo um vago retracto da pessoa que estava a fazer aquilo. Tinha nascido Ricardo Reis. Em 1914 lembrou-se de inventar um poeta bucólico de espécie complicada, escreveu trinta e tal poemas a fio numa espécie de êxtase, foi o dia triunfal da sua vida a que deu o título “O guardador de Rebanhos”. Aqui surge Alberto Caeiro, o seu mestre. Arrancou do seu falso paganismo Ricardo Reis, descobriu-lhe o nome e ajustou-o a si próprio. Impetuosamente um novo indivíduo lhe surgiu, e sem interrupção nem emenda escreveu a “Ode Triunfal” e com ela surge Álvaro de Campos.

Em síntese ele explica como escreve em nome dos três. “Caeiro por pura inspiração, Ricardo Reis, depois de uma deliberação abstracta, e Campos quando sente um forte impulso para escrever sem saber o quê”. Porém a imaginação de Pessoa vai mais longe, ele constrói-lhes as vidas atribuindo-lhes identidades com personalidades próprias. Os poemas resultado da criação do poeta, são adaptados quer a um, quer a outro, o que nos leva a pensar que os heterónimos são a sua fonte de inspiração.

A Identificação dos Heterónimos:

Ø Ricardo Reis nasce a 1887 no Porto, é médico e desde 1919 vive expatriado no Brasil é um latinista e um semi-helenista.

Ø Alberto Caeiro nasce a 1889 em Lisboa e morre a 1915, não teve profissão nem educação quase nenhuma. Morreu tuberculoso.

Ø Álvaro de Campos nasce a 1890 no dia 15 de Outubro em Tavira. Fez o liceu e foi para a Escócia estudar engenharia naval.
(Escola Sec D. Dinis, trabalho soliciatdo por Prof. Dra. Camo Miranda Machado)

Sem comentários: