sábado, 31 de janeiro de 2009

Eu e o Taichi / ChiKung


Fundamenta-se sobre os princípios da Medicina Tradicional Chinesa. A origem do Chi Kung é datada de mais de 4.500 anos.

Desempenha um papel activo na prevenção e tratamento das doenças protegendo e fortalecendo o estado de saúde resistindo às intempéries, que nos abalroam o corpo e nos aprisiona a mente e o espírito, prolongando a vida.

Através da prática do chikung, sente-se uma maior flexibilidade dos movimentos e a sensibilidade é mais apurada face ao mundo e ao que nos rodeia. Costumo dizer que é uma meditação em movimento: sou eu, a terra e o céu, e aí tudo é, onde se perde a noção do tempo e do espaço. Os movimentos são lentos, relaxantes coordenados com a inspiração e a expiração, e a energia sente-se em cada movimento como se fossemos um corpo fora do corpo.

Um conjunto de exercícios físicos que ajudam equilibrar as energias yin e yang, e previnem naturalmente contra a doença. É uma circulação harmoniosa do Qi (energia). A sua prática consiste em estabelecer o equilíbrio do corpo através de concentração e respiração.

O Chikung tem sido uma forma de me manter em equilíbrio: físico, mental, emocional e espiritual. Trabalhar as energias através de exercícios lentos que me facultam uma mobilidade diferente, sem esforço e sem a dureza dos exercícios de ginásio, que trabalham o corpo. Mas muito mais importante que trabalhar o corpo é trabalhar o nosso estado emocional, por isso digo que é uma terapia para tudo. No meu caso, e para surpresa minha, ao fim de alguns meses emagreci. Vi casos de pessoas com problemas de saúde; coluna, artrites, tendinites e outros, e que ao fim de algum tempo foram adquirindo alguma mobilidade que lhes facultou também liberdade de movimentos e os medicamentos deixaram de ser necessários.


“As pessoas nascem doces e frágeis.
Quando morrem estão insensíveis e duras.
As plantas verdes são tenras e fartas de seiva, quando morrem estão murchas e secas.
Portanto, os duros e intransigentes são os discípulos da morte, os dóceis e condescendentes, são os discípulos da vida”
(Lao-Tsé)
****Imagem Google)*****

2 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Estimada Amiga e Ilustre Poetisa Dolores, eu como vivo poe estas paragens onde nasceu o Tai Chi fiquei admirado com pela forma tão bela que o descreveu.
Em Macau no meu dia a dia me deparo com pessoas já de certa idade praticando o Tai Chi, nas zonas junto ao mar ou nos jardins, e o fazem bem cedo, ainda o sol não tem despertado.
Adorei, um abraço amigo e se não é praticante do Tai Chi então alinhe nele pois faz bem à mente e ao físico.

mundo azul disse...

_________________________________
_______________________________

Tai Chi é maravilhoso! Fiz aulas durante seis anos... Infelizmente, um problema de joelho me pediu um tempo...

Beijos de luz e o meu carinho!!!

___________________________________